Expressões do Pós-Operatório - Emoção x Alimentação
29/07/2019
No consultório, ao realizar o acompanhamento pós-cirúrgico a pacientes que submeteram-se a cirurgia bariátrica, frequentemente escuto diversas expressões como:
- "Caminhava atravessando o salão e percebi meus passos fortes, passadas pesadas e me perguntei porque eu estava fazendo aquilo, no mesmo instante refleti que eram meus músculos acostumados com essa força para conduzir aquele corpo pesado que eu tinha."
- "Perguntei a minha mãe se ela tinha colocado canela na carne. Logo após ela me respondeu que sempre fez aquela carne com canela, porém eu nunca tinha percebido antes".
- "Parece loucura, às vezes me olho no espelho e não me sinto em meu corpo. Penso que este corpo não é meu, não me pertence, esta não sou eu!"
É fascinante, e porque não dizer lindo, trabalhar com a Psicologia nos Distúrbios Alimentares e investigar as emoções ligadas à alimentação. Começamos a conhecer o mundo pela alimentação, mamando no peito da mãe, e a partir dessa primeira relação com a mãe e o alimento, muitas questões irão ocorrer. Como todos os distúrbios alimentares estão ligados ao afeto, qualquer transtorno que houver nessa fase (fase oral) desenvolve no ser uma estrutura psíquica com pré-disposição aos transtornos alimentares, onde este não consegue reconhecer as sensações, emoções e verbalizar seus sentimentos. Quando vamos avançando no processo psicoterapêutico, este mundo dos sentidos vai sendo vislumbrado por este paciente. O sorriso largo e os olhos vibrantes são sinais que este mundo, anteriormente desconhecido e ameaçador, passa a ser o palco para experiências libertadoras.
Depois do inevitável emagrecimento que a cirurgia proporciona, desculpas já não podem mais existir, e o ex-obeso precisa aprender a lidar com a nova realidade, principalmente aceitar que agora ele é uma pessoa sem limitações, e descobrir através de suas percepções que os fins são inícios invertidos.
Autora: Rosane Gonçalves
Psicóloga da equipe de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Dr. Giancarlo Búrigo
Se interessou pelo conteúdo? Saiba mais através dos links abaixo:
A Psicologia na Cirurgia Bariátrica
Atividades Físicas e a Bariátrica
Cirurgia Metabólica, Bariátrica e Reganho de Peso - O que você deve saber