Cirurgia do Refluxo
A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação. Isso acontece quando o músculo que deveria impedir o vazamento do ácido estomacal não funciona como deveria.
Como Tratar
conheça como diagnosticar
A cirurgia do refluxo é indicada quando o tratamento com medicamentos, exercícios e cuidados alimentares não traz resultados ou quando aparecem complicações da doença. A avaliação do quadro pode ser feita através da endoscopia e outros exames como a pHmetria e a manometria, que determinam o grau de acidez do estômago e do esôfago.
O procedimento tem como objetivo controlar os sintomas, acabar com a agressão aos órgãos e interromper a evolução da doença.
Como funciona a cirurgia
A videolaparoscopia é uma tecnologia moderna que guia o médico através de imagens em alta resolução e possibilita corrigir o refluxo construindo uma nova válvula na região do esôfago. Nos casos de hérnia de hiato, ela é reduzida para que desapareça o espaço por onde passa o refluxo.
Recomendações
É uma cirurgia minimamente invasiva e quase indolor. Normalmente, é necessário jejum de oito horas para o procedimento. É natural que ocorra dificuldade temporária ao engolir alguns alimentos, por isso recomenda-se dieta líquido-pastosa na primeira semana. O paciente pode iniciar exercícios físicos leves após um mês, dependendo da avaliação do médico. Consulte a nossa equipe durante o agendamento.